Cabeça-corpo: 214-273mm. Cauda mais pequena que a cabeça e o corpo. Pata posterior: <40mm
Locais sempre húmidos, margens de cursos de água e, devido a uma acentuada antropofilia, zonas baixas das habitações (caves e esgotos) nos aglomerados populacionais. Os ninhos são substerrâneos, em galerias contruídas sob raízes de árvores ou pedras.
Noturno, com dois picos de atividade (ao anoitecer e cerca das 3h da madrugada). Sedentário, não se afasta muito dos seus abrigos. Não sobe a árvores nem armazena alimentos. Muito agressivo quando adulto.
Dieta variada, omnívora, associada às condições proporcionadas pela sua proximidade ao Homem.
Em situações em que a disponibilidade de alimento é grande, a atividade reprodutora verifica-se durante todo o ano. Normalmente são produzidas ninhadas de 6 a 7 crias cada. Vida média: 12 Meses. Maturidade Sexual: Entre 2 a 3 meses. Ninhadas por ano: 7 no máximo.
Os excrementos são cilíndricos, normalmente com os extremos arredondados e com um tamanho de 17mm de comprimento e 6mm de lagura, os tamanhos são variáveis.Contêm sempre pelos de rato, visiveis à lupa, devido ao seu hábito de lamber-se. Os excrementos podem-se encontrar acumulados em determinados sítios, mas normalmente encontram-se dispersos em pequenos montes.